Prisma - saúde e estética

Outras Especialidades

Homeopatia

A Homeopatia baseia-se no tratamento da pessoa como um todo, ao contrário de tratar as doenças ou os sintomas isoladamente. Por esta razão várias pessoas com a mesma doença podem ser tratadas com remédios diferentes.

A homeopatia pode ser usada para tratar qualquer doença?

Em princípio sim, porque estimula as defesas normais do organismo, para recuperarem de uma forma natural a saúde.

A ação da homeopatia é lenta?

Isto não é verdadeiro, o que determina a rapidez e eficácia do tratamento é a capacidade de reagir do organismo. Numa diarréia aguda, obteremos rápida melhora dos sintomas. Já em casos crônicos (alergias, rinites, dermatites) é necessário um certo tempo para que o organismo seja capaz de restabelecer o equilíbrio.

É necessário dar o remédio homeopático de meia em meia hora?

Esta é outra lenda. Em casos crônicos, uma única dose do medicamento pode agir por até 2 meses. Somente em casos agudos severos, o paciente pode ser medicado a cada hora, até a melhora.

Posso tomar o remédio que curou minha vizinha?

Em homeopatia, a escolha do remédio é bastante individual, ou seja, o medicamento é ideal para aquela pessoa, e NÃO para qualquer um que tenha um sintoma semelhante. Medicamentos homeopáticos deverão ser receitados exclusivamente por um médico homeopata.

É possível usar tratamento convencional (alopatia) e homeopatia?

Esta associação algumas vezes é possível, porém existem medicamentos incompatíveis, como por exemplo, corticóides e homeopatia.

Os remédios homeopáticos são preparados a base de chás?

Os medicamentos homeopáticos são feitos não somente de plantas, mas também de animais e minerais. Os "chazinhos" nada têm a ver com a forma como é preparado o remédio homeopático.

O efeito da homeopatia é puramente psicológico?

A medicina veterinária é uma grande prova que a homeopatia não é sugestão. Os animais não sabem e geralmente não gostam de tomar remédio. Não são capazes de fazer a relação entre o ato de medicar e o alívio do sintoma, e mesmo assim melhoram e se curam.

Existe tratamento homeopático para "acalmar" pessoas muito agitadas ou com problemas de comportamento?

Sim, a homeopatia não irá mudar o temperamento de uma pessoa, mas irá equilibrar sintomas comportamentais exagerados.

Como devo tomar estes remédios?

Os grânulos devem ser dissolvidos na boca ou debaixo da língua de preferência, sem que pelo menos 20 minutos antes e 20 minutos depois se coloque na boca qualquer outra substância, como comida ou tabaco.

Café, chá, mentol, eucalipto e especialmente a CÂNFORA podem anular a ação dos remédios homeopáticos, por isso devem ser evitados durante o tratamento.

Evite tocar nos remédios com as mãos ou mesmo colocá-los fora da embalagem. Evite a exposição à luz e a campos magnéticos intensos, como os de aparelhos elétricos, eletrônicos e transformadores.

Para sua maior comodidade, você pode voltar para o topo desta página.